segunda-feira, 24 de maio de 2010

Chega ao Brasil o refrigerante "rico" em vitaminas!

Até onde esta adição de "vitaminas" em determinados alimentos é interessante para a nossa saúde?


No mercado há algum tempo em outros países, a Coca-cola Plus chega ao Brasil com a proposta de aumentar a ingestão de vitaminas pela população, idéia já utilizada por marcas de achocolatados, biscoitos recheados, salgadinhos e outras guloseimas. Apesar de ser uma "fantástica" promoção - e ela é mesmo, pois chama a atenção dos consumidores - a vantagem da ingestão de vitaminas por meio destes alimentos se torna praticamente nula, comparada aos malefícios que podem causar a saúde.

Hoje vou falar específicamente do refrigerante enriquecido de vitaminas. De acordo com o site da Coca-cola no Brasil, o novo produto, apresenta adição de zinco, vitaminas B3, B6 e B12, além de magnésio e sódio.

Na composição do refrigerante estão presentes: extrato de noz de cola, cafeína (quantidade ?), acidulante ácido fosfórico, corante caramelo iv, conservantes sorbato de potássio e benzoato de sódio e edulcorantes aspartame (24mg) e acessulfame de potássio (13mg) - em 100ml.

Em primeiro lugar, a cafeína contida nos refrigerantes de cola provoca uma descarga de adrenalina e, quando consumida em doses muito elevadas, pode desencadear pequenos tremores involuntários, aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca. Além de possuir ação diurética, eliminando pela urina as vitaminas ingeridas com o refrigerante.

O ácido fosfórico prejudica a fixação do cálcio nos ossos, podendo instalar a osteoporose.

Além disso, a bebida provoca o que os dentistas chamam de erosão ácida, ou seja, o desgaste dos minerais que compõem o esmalte dos dentes.

O uso de corantes artificiais podem desencadear reações alérgicas em qualquer pessoa, além de poderem estar relacionados à hiperatividade e a distúrbios de concentração em crianças.

O aspartame causa danos “lentos e silenciosos”. Estudos demonstram efeitos cancerígenos em animais. Cientistas pesquisam a relação do consumo sem controle do aspartame com câncer no cérebro, útero, ovário e no pâncreas. Com relação aos efeitos negativos do produto sobre a memória, alguns estudos estão sendo conduzidos para demonstrar que o aspartame, depois de metabolizado no organismo, se transforma em metanol, substância tóxica que pode afetar o cérebro, mesmo em pequenas quantidades.

Veja o que acontece quando se toma uma lata de refrigerante:

Em 40 minutos: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que colocará para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam...
 
Nos EUA, uma campanha contra a ingestão de refrigerantes vem sendo realizada. O vídeo é um pouco grosseiro, mas mostra a realidade de quem ingere muito refrigerante. Ele mostra gordura saindo da lata ao invés de refrigerante. A campanha quer dizer que com a ingestão de 1 lata de refrigerante por dia, pode-se ganhar 10 kg por ano, então, você ainda continua ingerindo gordura?

 
 
Se depois de tudo isso, você ainda optar por ingerir refrigerantes diariamente, boa sorte, a responsabilidade pela sua saúde, é toda sua!!! QUEM SE AMA, SE CUIDA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário