segunda-feira, 28 de junho de 2010

Diet x Light

Você sabe a diferença entre alimentos Diet´s e Light´s?

Os termos Diet e Light são utilizados para identificar produtos desenvolvidos para situações especiais, e apesar de serem muito confundidos, possuem diferenças que podem atrapalhar a dieta ou até mesmo prejudicar a saúde - principalmente dos diabéticos.

Diet

São alimentos formulados para situações metabólicas especiais como diabetes, doença celíaca e hipertensão arterial. Estes produtos devem ter a redução de 100% do nutriente "proibido", na maioria dos casos, o açúcar. Ele pode ser eliminado totalmente ou substituido por algum tipo de adoçante artificial.

Estes produtos não devem ser associados ao emagrecimento, pois muitos deles possuem tantas ou mais calorias do que os produtos convencionais. Calorias provindas principalmente de gorduras que são utilizadas para "melhorar" o sabor dos alimentos, ao se retirar o açúcar. O chocolate diet por exemplo, recebe gordura para manter a consistência torná-lo mais agradável ao paladar. 

No Brasil, vem-se utilizando os termos "zero" "não contém" "isento de" para designar produtos diet´s. Os alimentos diet são regulamentados pela Portaria SVS/MS nº. 29/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É exigência da Anvisa que todo produto diet contenha no rótulo a frase "Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico".

Light

São produtos formulados principalmente para pessoas que querem controlar as calorias ingeridas e contribuir para o processo de emagrecimento. Nestes produtos deve haver redução de no mínimo 25% de calorias ou nutrientes como gordura e açúcar em relação aos produtos convencionais.  Para saber qual o nutriente reduzido, leia o rótulo destes produtos e os compare.

É importante ressaltar que produtos light´s não são alimentos "emagrecedores", eles apenas reduzem as calorias da alimentação, contribuindo para o processo de emagrecimento junto a uma alimentação equilibrada. 

Os alimentos light são regulamentados pela Portaria SVS/MS nº. 27/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Refrigerantes

A mudança nos rótulos dos refrigerantes também gera confusão por parte dos consumidores. Nos últimos anos, o termo diet foi substituido pelo light ou "zero". Pode-se dizer que no caso dos refrigerantes, os três termos são utilizados para designar que o produto está livre de açúcar, portanto, pode ser utilizado por indivíduos saudáveis ou com necessidades especiais.

Mesmo com a eliminação do açúcar da bebida, o produto deve ser consumido com moderação, pois contém sódio e edulcorantes artificiais que são pejudiciais a saúde.

Uso dos Diet e Light na Gestação - Devem ser utilizados apenas com determinação do médico ou nutricionista. Estes produtos podem conter edulcorantes que prejudicam o desenvolvimento neurológico do feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário