segunda-feira, 5 de julho de 2010

Frutas Super Poderosas

As frutas secas e as oleaginosas são altamente nutritivas, e por isso consideradas Super Poderosas!

Muito utilizadas nas preparações Natalinas, as frutas secas e as oleaginosas perdem consumidores durante os outros onze meses do ano. O que muita gente não sabe, é que pode estar desperdiçando boas fontes de energia, vitaminas e minerais capazes de prevenir e auxiliar problemas de saúde.

As frutas, além de serem consumidas in natura, podem ser utilizadas em preparações como bolos, pães, tortas, sucos, vitaminas e sobremesa. Quem está de dieta não deve exagerar nas quantidades, pois algumas frutas podem conter bastante calorias. O ideal é consumir pelo menos três variedades ao dia, um profissional nutricionista poderá ensiná-lo como e em que quantidade administrar as frutas nas suas refeições sem causar efeitos desagradáveis ao organismo.

Amêndoas

Ricas em vitamina E, ácido fólico, potássio e arginina. Auxiliam na redução do colesterol LDL e aumento do HDL, no controle da pressão arterial, previnem o envelhecimento precoce e segundo estudos recentes, podem diminuir a absorção de gordura se consumidas antes das refeições. Duas amêndoas possuem em média 50 kcal.

Avelã

Possui ácido fólico, cálcio, vitamina E, vit. C e vit. B5. Previne o envelhecimento precoce, as anemias, problemas de memória e doenças cardiovasculares, além de deixar a pele hidratada e macia. Por ser importada pode custar um pouco mais que as outras frutas. São menos calóricas do que as amêndoas, duas avelãs tem em média 25 kcal.

Castanha do Cajú

Alto teor de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e C. Também tem quantidades importantes de fitoquímicos fitoesteróis que possuem ação anticancerígena. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol LDL, além de ajudar a manter pele e cabelos macios e hidratados. Podem ser encontradas facilmente e tem preço acessível. Duas castanhas possuem em média 60 kcal.

Castanha do Pará

Rica em vitaminas A, C e E. Seu alto teor de Selênio previne o envelhecimento das células, doenças cardíacas, artrite e inflamações crônicas, além de ser um ótimo estimulante da memória. Estudos recentes, sugerem que a Castanha do Pará também pode auxiliar na prevenção e controle da doença de Alzheimer. Duas castanhas possuem em média 80 kcal.

Damasco Seco

Possui boas quantidades de vitaminas A, B, C e E, ácido fólico, ferro, betacaroteno e fibras. Ajuda a regularizar o trânsito intestinal, previne o envelhecimento das células, doenças cardiovasculares, e anemias, além de manter pele, unhas e dentes saudáveis. A fruta pode causar reações alérgicas em indivíduos asmáticos. Duas unidades de damasco tem em média 40 kcal.

Nozes

Ricas em vitamina E, ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B além de zinco e magnésio. Diminuem o risco para doença de Alzheimer, estimula a memória, previne doenças cardiovasculares e envelhecimento das células, melhora o sistema imune, tem ação anticancerígena. Estudos revelam que as nozes podem combater impotência e disfunção sexual feminina (são afrodizíacas!). Duas nozes tem em média 50 kcal.

Uva Passa

Possui ferro e vitaminas do complexo B. É rica em boro que previne a osteoporose e a perda óssea principalmente após a menopausa. Seu alto teor de fibras é responsável por melhorar o trânsito intestinal e prevenir câncer de cólon. Além disso, as uvas passas previnem doenças cardiovasculares e são antioxidantes. Ajudam a combater afecções hepáticas, eliminando toxinas do fígado e são levementes diuréticas, ajudando a eliminar ácido úrico. Uma colher de sopa de uvas passas tem em média 60 kcal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário