segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Maçã: um fruto nada proibido!

A maçã foi identificada como aquela que causou o pecado original. Mas pecado mesmo, é não comê-la!!!

Pesquisas têm mostrado que a fruta pode trazer inúmeros benefícios à nossa saúde, controlando o colesterol e reduzindo o risco de câncer digestivo, principalmente aquele que atinge o cólon e o reto. Um estudo publicado recentemente no Journal of Medicine Food, investigou o efeito do consumo de maçã ou suco sobre os níveis de LDL oxidado (responsável pela formação de placas ao longo das paredes da artéria coronária, causando a aterosclerose). Depois das 12 semanas, verificou-se que tanto o consumo da fruta como do suco provocaram diminuição dos níveis de LDL oxidado, em média 20%.

Estudos realizados na Universidade de Massachusetts-Lowell, descobriram que o consumo da maçã e do suco de maçã fornece benefícios e efeitos protetores para o cérebro, fator altamente relevante para reduzir os sintomas da doença de Alzheimer.

As maçãs vermelhas possuem maior teor de vitaminas e minerais, quando comparadas com as verdes. A fruta possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, sais minerais e fibras e para aproveitar efetivamente todos esses nutrientes é necessário consumir a maçã com casca, pois eles concentram-se mais nessa região da fruta.

A fruta também é uma ótima escolha nas dietas de emagrecimento, pois além de ser uma fruta de baixo valor calórico (1 maçã fuji possui em média 55 kcal), sua alta quantidade de fibras, é responsável por ocasionar sensação de saciedade, e evitar o consumo excessivo de alimentos.

Uma dessas fibras é a pectina que torna a absorção de glicose menos eficiente na luz intestinal, fazendo com que o açúcar penetre no sangue mais lentamente, evitando desta maneira que não ocorra aumento em pico da insulina. Este processo evita a transformação do açúcar em gordura. A pectina ajuda também na redução do LDL-colesterol, pois absorve os ácidos biliares e mobiliza mais colesterol para produzir esses ácidos. Outro estudo realizado por cientistas americanos da Universidade da Pensilvânia descobriram que comer uma maçã 15 minutos antes de cada refeição faz com que se consuma até 200 calorias a menos.

Além do consumo da própria fruta, pesquisas indicam o benefício a saúde, do consumo do vinagre de maçã. O vinagre, se ingerido diariamente, pode ter ação anti séptica, antiinflamatória, antibiótica e antioxidante. Também é conhecido como alimento termogênico, que auxilia na queima de gordura aliado a uma alimentação equilibrada.

De qualquer forma, não há relatos de que a fruta seja "proibida" à nossa saúde, então, nada de restringi-la da sua alimentação!!! E se você não gosta muito de ingerir a fruta in natura, aí vão algumas dicas de preparações:

Delícia de Maçã

1 kg de maçã
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
6 colheres (sopa) de suco de laranja
1/2 colheres (chá) de canela em pó

Tire as sementes das maçãs, removendo o miolo sem dividi-las. Coloque-as num refratário. Misture o restante dos ingredientes e regue as maçãs, no centro e aos lados. Cubra com plástico filme, fazendo um furinho para que saia o vapor. Leve ao micro em potência alta por 8 a 10 minutos, ou até que comece a amolecer. Deixe descansar por 3 minutos, dentro do micro. Dica: incremente com uvas passas ou ameixas pretas picadas.

Suco de Maçã Nutritivo

1 colheres de sobremesa de erva doce
1 xícara (chá) de água
½ beterraba picada com as folhas
2 maçãs sem o miolo
Adoçante a gosto

Bater bem todos os ingredientes no liquidificador. Despejar nos copos, juntar gelo a gosto e servir em seguida.

Salada Tropical

1 xícara de chá de peito de frango cozido desfiado
1 xícara de chá de abacaxi em cubos
1 xícara de chá de batatas cozidas em cubos e temperadas
1 xícara de chá de maçã em cubos
1 xícara de chá de uvas passas
1 cenoura ralada
1 pote de iogurte natural desnatado
Suco de 1 limão
2 xícaras de chá de batata palha

Misture todos os ingredientes em uma travessa e leve a geladeira.

Imagens:
Google imagens

Fontes:
SALGADO, Jocelem Mastrodi. Alimentos Inteligentes: Saiba como obter mais saúde por meio da alimentação. São Paulo: Prestígio, 2005.
LEITÃO, Monique Corsini. Nutrociencia acessoria em nutrologia.
Associação brasileira de produtores de maçã
http://www.abpm.org.br/
www.jocelemsalgado.com.br

Um comentário:

  1. Essa semana acordei com a garganta inflamada e uma amiga disse para eu comer maçã que era bom. Fiquei sem entender, mas comi. Agora entendi o porquê.
    Adoro comer maçã, porém cresci com um mito que minha mãe dizia que a maçã provoca fome... E sabe, mudanças de cultura é complicado, e sempre que eu comia maçã dava um sensação de fome. Precisava ler esse texto para tirar essa idéia da cabeça.
    rsrsrs
    Parabéns!!

    ResponderExcluir