quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Nutrição x Puberdade Precoce

A puberdade precoce é o início do desenvolvimento sexual secundário, ocorrido antes dos 8 anos de idade. Os sintomas são os mesmo da puberdade normal, que deve ocorrer a partir dos 9 anos de idade. Nas meninas, verifica-se o aumento das mamas, pêlos pubianos e axilares, odor axilar, crescimento acelerado, além de aumento da oleosidade da pele, espinhas e acne. Os meninos costumam ter aumento dos testículos, pêlos pubianos e axilares, odor axilar, alteração do comportamento com tendência à agressividade, crescimento acelerado, espinhas, acne e alteração no timbre de voz. 
Uma pesquisa realizada por uma rede de laboratórios particulares no Paraná mostrou que quase 90% das crianças observadas desenvolviam a chamada puberdade precoce. Uma das razões que preocupam os pesquisadores é o fato de que o adiantamento da menarca (primeira menstruação) pode aumentar o risco para o desenvolvimento do câncer de mama.
A alimentação inadequada pode ser um dos principais fatores causadores da puberdade precoce. Na pesquisa paranaense, verificou-se que o Índice de Massa Corpórea (IMC) das meninas avaliadas, está acima da média, ou seja, quanto mais próxima da faixa para obesidade, maior a probabilidade da menarca antecipado.
O excesso de hormônios nos alimentos, e o consumo indiscriminado destes produtos também podem acelerar o processo. Dentre os alimentos com quantidade hormonal elevados, estão as carnes e a soja. Atualmente, o consumo de soja é excessivo na infância, tanto pela facilidade de aquisição, quanto pela divulgação do seu “poder benéfico” a saúde. Mas muitas pesquisas vêm relacionando seu excesso a problemas reprodutivos, baixo desenvolvimento físico e cognitivo e puberdade precoce. Estes problemas estão relacionados ao excesso de fitoestrógenos encontrados na planta.
Outros alimentos com excesso de gordura de origem animal e açúcares também são prejudiciais no desenvolvimento infantil. Por isso, a adequação da dieta da criança e a manutenção do peso corporal são fundamentais para evitar o surgimento da puberdade precoce.
Deve ser adotada uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, grãos, cereais integrais e carnes magras. Além disso, a ingestão de água e a prática de atividades físicas também são importantes. 


Imagens: 
google imagens

Fonte:
Matéria publicada no Jornal A Gazeta do Iguaçu em 08/11/2010

8 comentários:

  1. Gostei muito da postagem!
    encontrei pouca coisa falando sobre a alimentação em crianças com PP.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da postagem!
    encontrei pouca coisa falando sobre a alimentação em crianças com PP.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria, mas gostaria de saber se existe algum alimento ou vitamina em especial são mais eficientes para adiar a menarca.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da matéria, mas gostaria de saber se existe algum alimento ou vitamina em especial são mais eficientes para adiar a menarca.

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem 6 anos e 6 meses, tem 1,18m de altura e pesa 19,5kg. Não consome produtos à base de soja, mas ingere produtos que apresentam ou “podem apresentar” soja na sua composição. No entanto, está desenvolvendo puberdade precoce. Cortei todos os alimentos que tenham ou que possam ter soja ou qualquer de seus derivado na sua composição. Devo cortar todos os alimentos ricos em isoflavona, lignanas e cumestanos? Se assim for, não sobrará muito o que comer. Se assim for, ela não terá problemas acusados pela falta desses nutrientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha apresentou inicio de seios ao completar 7 anos, levei a um médico naturopata que me mandou cortar soja, leite e derivados e glúten. Adiou bastante o crescimento dos seios. Boa sorte!

      Excluir
    2. Boa tarde.Eu concordo que a alimentação está relacionada com a puberdade precoce, mas, a mesma. não é o único fator responsável.Existem vários outros.Por isso, é importante leva-la ao médico para que ele a avalie melhor e, de maneira alguma, deverá fazer uma restrição alimentar severa, pois restringindo, ela terá, sim, problemas acusados pela falta de nutrientes.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir