segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os benefícios da Romã

Considerada um símbolo de riqueza e sorte, desde o Império Romano, a Romã apresenta também uma riqueza de nutrientes importantes para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. 
     De acordo com estudos da Universidade de Baroba, na Índia, o fruto tem três vezes mais capacidade antioxidante que o vinho e o chá verde. A Romã contém compostos bioativos como as antocianinas, o ácido gálico, as vitaminas E e C e betacaroteno, responáveis pela ação antioxidante do fruto. Além disso, o extrato de Romã, contém taninos hidrolisáveis, que ajudam a reduzir o colesterol ruim, retardam o envelhecimento das células e previnem alguns tipos de cânceres. 
     Pesquisadores da Califórnia descobriram componentes no suco de Romã que podem inibir o movimento de células cancerosas e a metástase do câncer de próstata. O estudo sugere que a utilização do suco da Romã também possa ser benéfico inibindo outros tipos de tumores. O alto teor de sais minerais da Romã ajudam a combater a anemia e a fraqueza do organismo, a falta de memória, e proporciona um reforço ao sistema imunológico. 
     Mas os benefícios do fruto não param por aí! Um estudo realizado na Escócia sugere a utilização do suco de Romã para combater a gordura abdominal e reduzir a pressão arterial. Os 24 voluntários do estudo ingeriram 500ml de suco de romã diariamente, e ao final da pesquisa apresentaram menor taxa de gordura e também pressão arterial menor. 
     A romã também é conhecida por possuir "poder" antibiótico. Um estudo israelense feito com pacientes renais em diálise, mostrou que após um ano ingerindo o suco da romã, os pacientes tiveram uma redução das moléculas inflamatórias no sangue. O uso do suco também pode ser empregado em amigdalites bacterianas, faringites, e inflamação das gengivas. Além disso o suco é empregado em casos de corrimentos vaginais, onde são indicados banho de assento com infusão de 1/4 de casca, e os benefícios podem ser sentidos me apenas três dias de aplicação. A casca e a raíz também podem ser utilizada como vermífugo. 

Receitas com Romã

Suco "Elimina Barriga"
- 2 fatias de melão
- Sementes de 1 romã média
- Adoçante a gosto
- 200ml de água mineral gelada
Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar. 

Suco "Antioxidante"
- Sementes de 4 romãs
- 1 colher de chá de mel
- 200ml de água mineral gelada
Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar. 

Suco "Bronzeador" 
- Sementes de 3 romãs
- 1 cenoura picada
- 1 laranja
- 150ml de água mineral gelada
Bater todos os ingredientes no liquificador e coar. O suco deve ser ingerido, e não pode ser passado sobre a pele. 

Xarope de Romã
- 3 xícaras de chá de sementes de romã
- 2 xícaras de chá água
- 1 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
- Raspas de 2 limões
- Suco de 2 limões
Em um recipiente, esmague as sementes da romã formando um purê. Em uma panela, coloque o purê com o suco de limão e a água e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Passe este suco em uma peneira e coloque-o de volta a panela, acrescentando os ingredientes restantes. Deixe ferver até que o líquido reduza pela metade e vire uma calda grossa. Armazene em um frasco de vidro limpo. Pode ser utilizado em no máximo 2 semanas. 

Fontes:
SOARES, João Castro. Unifesp
Embrapa
www.correiodoestado.com.br
www.plenamulher.com.br

Imagens:
Google imagens

Um comentário: