segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fuja dos Embutidos

     Embutidos são alimentos constituídos basicamente de carne e temperos, principalmente sal. Geralmente, as carnes utilizadas para a fabricação de embutidos são de má qualidade, possuem grande quantidade de gordura, e sua ingestão rotineira favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e dislipidemias. Os embutidos surgiram com a necessidade de preservar os alimentos, quando não havia tecnologias de conservação, como nos dias de hoje. 
     A quantidade de gorduras e sódio nestes alimentos é grande, portanto, devem ser evitados por hipertensos, diabéticos, cardiopatas, pessoas com problemas renais ou que tem retenção de líquidos. Para entender bem a diferença entre os embutidos mais consumidos, elaborei a tabela abaixo. Visto que dentre eles, o peito de peru é a melhor opção para consumo, porém seu uso também deve ser controlado.


3 comentários:

  1. Karina,

    Todos os dias como 2 lanches de pão integral com fatias de peito de peru cada: um no café da manhã e outro no lanche da tarde. Cada lanche tem 3 fatias de peito de peru.

    Sou magro (1.72m e 67kg) mas tenho muita fome durante a tarde... só uma fruta ou barrinha de cereal não resolveriam meu problema. =)

    Obrigado.

    Flavio

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de fazer a pergunta, claro: voce acha que isso é um grande problema?

    Obrigado.

    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Olá Flávio,

    apesar do peito de peru ser uma boa opção para consumo no lugar dos outros embutidos, não deve ser consumido em excesso, lembrando que é uma fonte de proteínas e somado as outras fontes que você venha a ingerir durante o dia (laticínios, ovos e carnes), pode ultrapassar a quantidade que você precisa ingerir diariamente (em torno de 15% da alimentação deve ser de proteínas).

    O mais indicado é que vc procure um nutricionista para calcular os nutrientes da sua dieta e passar as informações necessárias para deixá-la mais balanceada.

    Att.

    ResponderExcluir