sexta-feira, 15 de abril de 2011

Suplementos Alimentares: quando usar?

  
Não é de hoje que praticantes de musculação e desportistas utilizam suplementos alimentares para aumentar o ganho de massa magra, proporcionar força, disposição e rendimento durante os exercícios. Porém, o uso indiscriminado de suplementos alimentares pode ocasionar danos a saúde e até prejudicar a performance do consumidor. Existe no mercado uma variedade muito grande de suplementos acessíveis a todos (a maioria não precisa de receita médica ou do nutricionista para ser vendida), e isto, obviamente, facilita a ingestão exacerbada. Além disso, alguns instrutores até "fornecem" produtos aos alunos, geralmente, com prescrição acima do recomendado. 
     Primeiramente, é importante ressaltar que cada indivíduo tem suas necessidades específicas de macro e micronutrientes - carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais - portanto, cada prescrição deve ser individualizada e não deve ultrapassar o UL (limite superior seguro de ingestão). Uma boa avaliação física deve ser realizada regularmente para identificar a porcentagem de gordura e massa corporal do indivíduo, e retenção hídrica. Porém o que vemos na prática é totalmente diferente. 
     Geralmente os nutricionistas são vistos como os "contra suplementos". Não somos contra a utilização de suplementos, pelo contrário, sabemos que a utilização correta deles pode auxiliar muito na evolução do desportista. Porém, somos contra o seu consumo indiscriminado e venda sem prescrição nutricional. 
     Muitos desportistas acabam utilizando somente a suplementação como forma de ingestão de nutrientes, e deixam de consumir vegetais, grãos e fibras. É importante ressaltar que estes alimentos não devem ser retirados da alimentação, pois muitos nutrientes presentes neles podem ser úteis para a melhor absorção do suplemento alimentar. Por exemplo, a vitamina C presente nas frutas cítricas, acerola, morango, goiaba e abóbora, participa da síntese de colágeno, uma proteína importante para a formação da pele, ossos e tecidos. A ingestão de fibras também é importante, porque faz com que a absorção dos carboidratos ocorra de forma gradual, evitando a hiperglicemia. As fibras podem ser encontradas nas verduras, frutas com casca e bagaço, barrinha de cereais, aveia, linhaça e granola. Outro alimento importante é a água, ela mantém o corpo hidratado, repõe os sais perdidos durante o exercício e melhora a função renal, evitando cristais ou pedras nos rins, devido ao acúmulo de nutrientes. 
     Antes de começar a utilizar suplementos alimentares, procure um profissional para avaliar o seu corpo e prescrever orientações necessárias ao seu organismo. 

Imagens:
Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário