segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dietas da Internet

Nos últimos meses tenho recebido vários emails, msgs e contatos através do blog solicitando o envio de dietas por msn, face e até pelo orkut. 

Primeiramente, uma consulta nutricional é como uma consulta médica. Não há como o médico prescrever um medicamento ou um tratamento sem ter contato direto com o paciente, analisar exames clínicos e físico. Na nutrição também utilizamos métodos de avaliação que são muito importantes para o resultado do tratamento, seja ele para patologias como diabetes, hipertensão, constipação ou para emagrecimento ou ganho de massa muscular. Cada indivíduo tem suas necessidades específicas de nutrientes e calorias, e para que estas sejam prescritas corretamente, é necessário que se realize avaliação física, antropométrica e laboratorial com o paciente. Quando não há avaliação correta, o paciente corre o risco de sofrer as consequências de uma alimentação pobre em nutrientes, tendo um tratamento fallho. 

Além disso, a Resolução do CFN (Conselho Federal do Nutricionista) 334/2004 que dispõe o código de ética do nutricionista, é bem claro no Cap. III, Art. 7º, Parágrafo XVII: É vedada ao profissional nutricionista a seguinte conduta: Realizar consultas e diagnósticos nutricionais, bem como prescrição dietética, através da Internet ou qualquer outro meio de comunicação que configure atendimento não presencial. 

Infelizmente, alguns "profissionais" não respeitam a resolução e realizam Venda de Dietas através da internet, além de utilizam imagens manipuladas por programas de computador para ilustrar um falso trabalho realizado. 

Gostaria de deixar bem claro que não faço este tipo de trabalho e sou contra quem faz. O blog é um meio de comunicação que visa propagar uma alimentação saudável e levar informação a população, e não é um site de venda de dietas. 

Continuem lendo os artigos sobre alimentação saudável e comentando no blog... e não esqueçam, amanhã tem sorteio!!!

Karina Rigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário