segunda-feira, 20 de junho de 2011

Reaproveitando os alimentos

     Reaproveitar alimentos é uma arte que une atos ecologicamente corretos, reduz o desperdício de alimentos e dinheiro e além de tudo é saudável, pois se aproveita praticamente tudo do que o alimento tem a oferecer. Cascas, talos e sementes podem ser bem aproveitados desde que bem higienizados e armazenados. Além dos alimentos "in natura", as sobras de alimentos já preparados também podem ser aproveitados para outras preparações, se obedecerem as normas de higiene adequadas. Para os alimentos já preparados como arroz, legumes, massas, etc, o indicado é que estes alimentos sejam armazenados sob refrigeração até o momento de sua reutilização que não deve ultrapassar 24 horas. Hoje, vou passar algumas receitas onde podemos reaproveitar alimentos "in natura" e em outro post falarei mais sobre os alimentos já preparados e como armazená-los até o momento do seu reaproveitamento. 
     Como em qualquer outro processo de manipulação, as frutas, verduras e legumes devem ser lavados em água corrente, deixados de molho em solução clorada por 10 minutos e enxaguados em água corrente novamente. Para a solução clorada utilizamos 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água filtrada.

Brigadeiro de casca de Banana 


Ingredientes: 
12 casacas de banana madura
6 colheres de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de leite em pó
1 xícara de Nescau ou chocolate em pó ou achocolatado light
1 colher de sopa de margarina light
1 copo tipo requeijão grande de açúcar mascavo

Preparo: Picar a aferventar as cascas. Trocar a água e cozinhá-las por mais ou menos 20 minutos com água suficiente para o cozimento. Bater no liquidificador utilizando um copo e meio de água do cozimento. Acrescentar os ingredientes, deixando a margarina para o final e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Quando estiver em ponto de brigadeiro coloque a margarina. Despejar em superfície untada e deixar esfriar. Enrolar e passar em chocolate granulado (mais ou menos 200 gramas).

Cocadinha com casca de Abóbora


Ingredientes:
500 gramas de casca de abóbora já triturada
500 gramas de açúcar cristal
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de caldo de limão
3 cravos e pedacinhos de canela em pau.

Preparo: Antes de descascar a abóbora lave-a bem com escova. Pique-a em pedaços pequenos e bata-os no liquidificador com água filtrada o suficiente para bater. Escorra e esprema a polpa triturada. Leve-a ao fogo brando em panela grossa, acrescente a pitada de sal, o limão e o açúcar cristal, mexendo de vez em quando. O ponto é obtido quando começar a açucarar em volta da panela. Despejar em superfície untada, cortar e deixar secar.

Doce de casca de maracujá


Lave 6 maracujás e descasque-os, deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para outro. Escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar, acrescente canela.

Estas são apenas algumas receitas onde podemos reaproveitar os alimentos, no site do Sesc - clique aqui para download - é possível baixar uma cartilha com várias receitas e mais dicas sobre reaproveitamento.

Imagens:
Google imagens

Fontes:
www.rgnutri.com.br
www.nutricaoemfoco.com.br
www.sescsp.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário