segunda-feira, 9 de abril de 2012

Chia, a semente que emagrece!

A chia é uma semente, de origem Mexicana, muito consumida por civilizações antigas que buscavam força e resistência física. Entre os principais componentes da semente, está o ômega 3, encontrado em quantidades maiores do que na linhaça ou no salmão. Combate processos inflamatórios no organismo, regula níveis de colesterol sanguíneo e protege o coração, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo. Além disso é rica em fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteínas.

Este alimento funcional, é associado ao emagrecimento, graças à sua grande quantidade de fibras, que retardam o esvaziamento gástrico e promovem a sensação de saciedade. Suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores. Além disso, as fibras são responsáveis pela melhora do trânsito intestinal, contribuindo para eliminação de substâncias prejudiciais ao organismo.
Quanto ao consumo recomendado, duas colheres de sopa por dia (40g) são suficientes parafornecer todos estes benefícios à saúde. A semente e o óleo de chia podem ser encontrados em casas de produtos naturais. O grão pode ser consumido com frutas, sucos, vitaminas, ou ainda em receitas de bolos, pães e farofas.


RECEITAS COM CHIA
CHIA FRESCA- USO DIÁRIO
  • Em um copo com água, coloque duas colheres de sementes de Chia
  • Deixe as sementes de molho por aproximadamente 30 minutos
  • Adicione suco de limão, mel ou adoçante de sua preferência
  • Você também pode mistura-lá com iogurtes, sucos, leites.


MOUSSE DE CHIA

Ingredientes: 
  • 200 ml de leite desnatado
  • 180 ml de água
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de sementes de Chia
  • 200 g de ricota fresca
  • 24 g de gelatina sem sabor 
  • Coloque as sementes de Chia para hidratar na água durante 30 minutos. Aqueça bem o leite com o mel e em seguida acrescente a gelatina, mexa até dissolver. Leve essa mistura ao liquidificador e bata com a ricota. Em uma tigela acrescente a mistura e as sementes de Chia hidratadas, mexa bem. Em uma forma de pudim, alterne camadas de mousse de Chia e gelatina de sua preferência com pedaços de frutas. Para obter camadas bem distintas, deixe intervalos de 30 minutos na geladeira, entre uma camada e outra.


ALMÔNDEGAS COM CHIA

Ingredientes:
1 kg de patinho moído
1 cebola bem picada
1 ovo
3 colheres de sopa de semente de chia
1 colher de sopa de shoyu light

Modo de Preparo:
1. Misture todos os ingredientes, menos a farinha.
2. Vá acrescentando a semente de chia aos poucos, até dar consistência necessária para formar as bolinhas.
3. Leve as almôndegas ao forno pré-aquecido e vire de vez em quando, até estarem cozidas.
4. Sirva com molho de tomates frescos.

Fontes:
Imagens:
google imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário