segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sinusite e Alimentação


Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Quem tem crises de sinusite sabe o quanto é incômodo. Muitas vezes o tratamento medicamentoso não dá o resultado esperado, e as fortes dores impedem de realizar os trabalhos cotidianos.

O que muita gente não sabe, é que os alimentos que nós comemos podem agravar os sintomas, ou até predispor o organismo a crises mais constantes. Isso ocorre, porque alguns alimentos funcionam como agentes inflamatórios e contém substâncias alergênicas, piorando o quadro. 
Pessoas com sinusite devem evitar o leite de vaca e seus derivados (requeijão, queijos, margarina, creme de leite, leite condensado, cream cheese, etc.), ovos, açúcares e guloseimas (chocolate, doces, balas, açúcar refinado), carnes gordas, carne de porco e derivados (bacon, linguiça, salame) e alimentos preparados com muita gordura. 
Em contrapartida, devem aumentar a ingestão de frutas ricas em vitamina C como acerola, morango, tomate, manga, abacaxi; castanha-do-Pará, amêndoas, feijões, folhas verdes, salmão, atum e iogurte natural desnatado.
Um nutricionista pode formular uma dieta adequada e ajudar a reduzir os sintomas da sinusite. O tratamento medicamentoso deve ser supervisionado por um médico.

Suco para Sinusite
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1/2 cenoura ralada
- 1 xícara de acerola sem caroço
- 2 castanhas-do-Pará
- 500 ml de água
- 1 colher de chá de mel
Bater todos os ingredientes no liquidificador e ingerir.


Imagens: Google imagens
Fontes: drauziovarella.com.br
            Karina Rigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário