terça-feira, 11 de junho de 2013

Pinhão é "bão" Sebastião!!!

E colocar na dieta, pooooode!!!

O inverno está chegando e não tem coisa mais aconchegante do que comer um punhado de pinhão à beira do fogão à lenha. Há ainda um certo tabu em relação ao pinhão e a dieta de emagrecimento. Muitas pessoas deixam de ingerí-lo por acreditar que, sendo rico em carboidratos e calorias, ajuda a aumentar o peso. É claro, que ingerido em excesso, assim como qualquer outro alimento, pode levar ao aumento da gordura corporal, mas na medida certa, não faz mal algum!

Pinhões são ricos em vitaminas K e E e minerais como cálcio, zinco, manganês e ferro. Além de ser uma boa fonte de energia através do seu carboidrato, o pinhão também tem uma boa quantidade de proteínas. Rico também em fibras, os pinhões ajudam a manter o trato intestinal funcionante. As gorduras mono e poliinsaturadas encontradas nas sementes ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o envelhecimento das células. Alguns produtores frisam a boa quantidade de vitamina C contida no pinhão, porém o cozimento elimina boa parte da vitamina, então, melhor não contar com ela.

Mas lembre-se de consumir na medida certa!!! Cerca de 20 kcal contém cada pinhão, então, o ideal é consumir de 6 a 10 pinhões em uma refeição - que pode ser no lanche da tarde por exemplo. Se for acrescentado à preparações, pode ser substituído pelo arroz e/ou massas nas principais refeições. 

Também é importante controlar a quantidade de sal acrescida no cozimento, utilize o menos possível. 

E bora aproveitar uma receitinha da nutri =D

SALADA DE PINHÃO

- Folhas de alface e rúcula
- 1 xícara de pinhão cozido e picado em cubinhos
- Tomate cereja
- Ricota fresca picada em cubinhos
- Azeite de oliva a gosto
- Sal a gosto
- Vinagre de maçã a gosto

Forrar o fundo de uma travessa com as folhas, colocar o pinhão no centro e enfeitar com a ricota e o tomate cereja. Tempere a gosto. Se quiser, pode polvilhar castanhas trituradas ou sementes de linhaça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário