sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Suco de Frutas e Diabetes tipo II



Quem abrir as páginas de notícias esta semana, dará de cara com um artigo que fala sobre a ingestão de suco de frutas, frutas e o aumento da glicemia nos diabéticos tipo 2. 

O artigo publicado no dia 29 de agosto de 2013 trás como título: "Fruit consumption and risk of type 2 diabetes: results from three prospective longitudinal cohort studies".

Talvez por um erro de tradução, ou até mesmo preguiça de ler o artigo todo, alguns sites trazem uma visão totalmente errada do estudo, e quem lê não sabe o que fazer... afinal, suco de fruta pode ou não pode??? 

Vamos lá, o artigo na íntegra está neste link: ARTIGO NA ÍNTEGRA e em inglês... mas mesmo utilizando um tradutor online dá pra ter uma boa noção do que o artigo diz. 

Resumidamente, o estudo sugere a ingestão de frutas frescas inteiras para reduzir os riscos de diabetes tipo II. A lógica é muito simples, frutas tem fibras, digestão lenta e consequentemente não há pico de glicemia.

Sucos já estão em estado líquido, fazendo uma digestão mais rápida, e um pico glicêmico, ou seja, o açúcar entra mais rápido na corrente sanguínea. 

Segundo o estudo, a ingestão diária de Mirtilhos, uvas e maçãs reduzem os riscos de desenvolver diabetes tipo II. De outro lado, melão, laranja e pêssegos tendem a aumentar o risco. 

Ainda vale seguir a velha dica da nutri = comer tudo controladamente. Não se desespere... ingerir suco de fruta natural ainda é muito mais saudável do que refrigerantes ou sucos industrializados. 

E não esqueça, que cada pessoa tem suas necessidades diferentes. Por isso o acompanhamento do diabético ao nutricionista é super importante.


Fonte:
BMJ 2013; 347 doi: http://dx.doi.org/10.1136/bmj.f5001 (Published 29 August 2013)
Cite this as: BMJ 2013;347:f5001

Imagem:
Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário