sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Lactose: quando tirar da dieta?

Muito tem-se falado a respeito das dietas restritas em lactose, mas quase não vejo informações a respeito, apenas induzindo a não utilização, então vamos a alguns esclarecimentos:

O que é a lactose?
A lactose nada mais é do que o açúcar presente no leite. 

O que é a intolerância a lactose?
A intolerância acontece quando há uma deficiência na produção da lactase - enzima responsável pela hidrólise da lactose - quebra da lactose em galactose e glucose. Ela pode surgir em qualquer ciclo da vida, desde o recém-nascido até o idoso. Muitas vezes, crianças tendem a apresentar a intolerância por um curto período, normalizado com a produção da enzima pelo organismo. 

Não sou intolerante, devo retirar o leite da minha dieta?
Depende. Alguns estudos avaliam a ação inflamatória do leite e outros alimentos em nosso organismo. De modo geral, o excesso deste alimento pode contribuir para o aparecimento ou agravamento de alergias, asma, bronquite e sinusite. Além disso, pode afetar o sistema digestório, causando constipação intestinal ou diarréia, gases, estufamento e azia. Converse com seu nutricionista antes de retirar totalmente a lactose do seu cardápio.

Quais sintomas estão relacionados a intolerância a lactose?
Geralmente sente-se náuseas, gases, estufamento, queimação, diarréia ou constipação intestinal. Dores de cabeça também são comuns, e em alguns casos podem surgir problemas na pele, como manchas vermelhas, erupções cutâneas e descamação na pele. 

O que devo consumir para substituir a ingestão do leite e derivados?
Podemos tranquilamente manter a ingestão de Cálcio e proteínas através da alimentação vegetal, sem o consumo de leite. Para isso, utilizamos a ingestão de leites vegetais como o de soja, amêndoas, castanhas e gergelim. Vegetais verdes escuros e leguminosas também contribuem para o equilíbrio alimentar. Já existe no mercado uma variedade de leites e iogurtes sem lactose. 

Lembrando que nem sempre é necessário retirar totalmente o leite da alimentação, por isso pergunte sempre ao seu nutricionista antes de fazer mudanças radicais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário